No vídeo é abordado de uma forma lúdica a diferença entre simpatia e empatia.
Mas o que é simpatia e o que é empatia?
De uma maneira bem simples:
Simpatia é um sentimento de solidariedade, de boa disposição e de empenho para com os outros. Sempre com o objetivo de emitir uma boa impressão ou apresso pelo outro.
No relacionamento com outras pessoas, pessoas simpáticas são aquelas que têm um bom relacionamento, que são vistas como agradáveis, positivas e de fácil aproximação.
É possível dizer que pessoas simpáticas conseguem, no momento inicial, identificar os sentimentos de outras pessoas, mas nunca se aprofundam a respeito deles. Diria até que conseguem respeitar a dor alheia e valorizar as emoções, mas sem nunca ir além disso. E certamente isso é uma coisa, não se está falando aqui de cinismo, mas de algo franco e bastante verdadeiro.
Empatia, não é o oposto de simpatia, mas diferente de simpatia, a pessoa consegue não apenas identificar o que outro sente, ela o faz, mas também busca a compreensão mais profunda dos sentimentos da pessoa. Isso ocorre porque pessoas empáticas tendem a se colocar no lugar do outro. Em algum momento, pessoas empáticas sentem a dor do outro em algum grau.
Ambos, simpatia e empatia, são coisas boas. A simpatia faz parte da empatia, ou seja, pessoas empáticas são também simpáticas. Mas nem sempre pessoas simpáticas possuem empatia.
Gostaria ainda de enfatizar que nada é fixo. A vida é cheia de momentos e há momentos que você pode estar mais ou menos simpático, há momentos que você pode estar mais ou menos empático. Em outras palavras, não é porque você viu alguém agindo de uma forma uma vez que essa pessoa vai ser sempre assim. Tenhamos em mente que não somos máquinas, somos seres humanos.