top of page
Muzak Ayala

Sistema Familiar: Resolução do Problema


Sistema Familiar

Quando há um problema voltamos toda a nossa força e foco para tentar resolvê-lo, e isso não seria diferente no processo de educação.

Essa tentativa de resolver o problema nos faz apontar para alguém: o problema é nosso(a) filho(a), até descobrirmos que ele não é o problema. Depois apontamos para os pais e descobrimos que também não são o problema. Então jogamos para a escola e vamos até lá para que ela resolva nosso problema, mas a verdade é que a escola não pode resolver nosso problema porque ela também não é o problema.

E continuamos a seguir com esse PROBLEMA...

Quando mantemos o foco em encontrar o problema deixamos de olhar o todo, olhar o SISTEMA. E essa é a base para resolver o problema.

A família é um sistema como a natureza, o sistema solar, o cosmo. Só entendemos esses sistemas porque conseguimos enxergá-los em seu "todo". Mas relembre em aulas de história, geografia, biologia, etc., que, no passado, quando o humano ainda não tinha visão do todo, ele não compreendia bem o mundo que vivia. Assim é o sistema familiar, quando não conseguimos olhar o todo, não conseguimos compreender como nossa família funciona.

Assim como a natureza e o cosmo, a família tem um ponto de equilíbrio e quando estamos vivendo nesse ponto torna-se mais fácil perceber a harmonia, e as coisas acontecendo. E quando vivemos algum desequilíbrio as crianças são as primeiras a sentirem. Por quê? Porque são mais sensíveis e vão nos mostrar isso deixando de fazer a lição de casa, fazendo birras, se tornando chorosas, etc.

O desequilíbrio também nos afeta, começamos a brigar com o parceiro (marido/esposa) e a casa vai ficando um caos, atingindo o sistema inteiro (família, escola e outros lugares).

Olhar o sistema significa ficar "ali parado”, observando, procurando entender, sentir e saber como está o dia a dia em casa. É descobrir "quando foi que perdemos o equilíbrio?"

Acredite, é semelhante a ficar de plantão na janela de casa vendo o movimento na rua, se você faz isso com alguma frequência, logo começa a perceber detalhes (de algumas pessoas que passam com frequência em frente a sua casa, quantidade de fluxo dos carros em determinados horários, etc.) e outras coisas que ninguém mais está percebendo porque não foi dedicado o mesmo tempo que você a OLHAR, OBSERVAR e começar a assimilar tudo aquilo naturalmente. Olhar o sistema familiar é como olhar pela janela a rua de casa, mas dessa vez estando você na rua e observando "pela janela" o que acontece dentro de casa.

Pode parecer bobagem, mas quando paramos para entender o sistema é que descobrimos que só precisávamos (exemplo) acordar 15 minutos mais cedo, pois o caos começa porque todo mundo acordou atrasado e por isso falamos irritados uns com outros. Ou (outro exemplo) descobrimos que o nosso jeito de falar, de pedir as coisas não está legal, estamos muito agressivos, abusivos. Mais um exemplo, descobrimos que está faltando abraço, afeto, paciência, momento de brincadeira, de descontração (essas coisas também são importantes na vida).

Ter a CONSCIÊNCIA do que é um sistema familiar e como isso pode ajudar a resolver o problema nos ajuda a cuidar melhor da nossa família.

Resolução do Problema

Um último exemplo ilustra bem isso: se chego em casa irritado, minha irritação é uma atmosfera negativa que pode contaminar o bem estar da família e deixar todos irritados. Assim como chegar irritado e ver todos felizes pode fazer com que fique feliz também. Tudo depende da perspectiva do olhar e enxergar aquilo que está sendo observado.

 

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page