Qual a diferença entre depressão e tristeza?
Por gentileza, inscreva-se no canal para mais vídeos. Obrigado!
Como reconhecer se você está deprimido ou apenas triste?
Um vazio, um desânimo, uma irritabilidade sem explicação, uma vontade de sumir. O que é isso afinal? Saiba identificar a diferença entre a tristeza e a depressão.
Qual a origem da depressão? Como ela se instala?
É uma pergunta difícil de responder, pois as causas podem ser diversas e ao mesmo tempo distintas de pessoa para pessoa. O que se sabe hoje é que os fatores que causam a depressão podem ser externos e internos.
Fatores externos:
Estresse causado pelo dia a dia, pressão no trabalho, nas obrigações familiares, situações do cotidiano. . Momentos de perda de emprego.
Fim do relacionamento e perdas em geral podem provocar um gatilho que pode ou não dar início a depressão.
A perda de familiares muito queridos.
Diversos outros momentos que podem ter sido traumáticos quando ocorreu com a pessoa (são muitos).
Doenças físicas, exemplo, você vive sua vida normalmente e, numa ida ao médico, descobre que tem uma doença incurável ou de difícil processo curativo. A notícia pode causar um impacto muito forte e a pessoa entra em depressão.
Fatores internos:
. Variações de circuitos neurais que podem refletir em alterações quase imperceptíveis e, assim, interferindo nos níveis de proteínas críticas que vão prejudicando o funcionamento psíquico. Nosso cérebro transmite estímulos neurais de um neurônio dependendo de sua região cerebral e que podem atuar em suas emoções.
OBS: há muitos outros fatores, esses citados são apenas alguns dos exemplos mais comuns. Dica: assista também o filme Divertida Mente pois é interessante e esclarecedor.