top of page
Muzak Ayala

Por que as pessoas não conseguem mudar?


Por que as pessoas não conseguem mudar?

(Sois aqueles que vos justificais)

Quando a pessoa tem problemas ou dificuldades em seus relacionamentos (sejam estes relacionamentos com amigos, família ou amorosos), costumam achar que tais problemas não são causados totalmente por sua culpa, de modo que se recusa a assumir a responsabilidade. E qualquer coisa que aponte para isso a faz sentir-se acusada.

Veja bem, numa relação com outra pessoa sempre haverá duas pessoas (no mínimo) para ver, para ouvir, para falar. Enquanto uma fala, outra escuta, depois troca-se de posição. Acreditar que problemas são causados totalmente pela culpa de apenas uma das partes representa grande falta de maturidade. Muitas vezes até quando estamos certos não sabemos transmitir a mensagem de forma que não ofenda o outro, ou não o faça se sentir mal. Lembre-se daquele sábio ditado: "você pode ter razão ou podemos ser felizes".

O que o ser humano precisa é entender melhor a si mesmo para poder descobrir o que fazer. Enquanto não perceber que não se conhece tão bem quanto imagina, será complicado mudar ou mesmo aceitar ajuda, pois tratará tudo com muita resistência. Afinal, é difícil ajudar alguém quando este alguém não acredita que precisa de ajuda.

O ser humano tem a tendência de se "justificar". Temos o hábito de achar que somos acima da média, e para nos sentirmos assim procuramos minimizar nossos problemas, mas fazer isso não é o mesmo que enfrentá-los. As tentativas de se justificar atrapalham a capacidade de compreender a si mesmo e a pessoa não irá mudar enquanto continuar a fazer isso.

É muito difícil mudar o que não entendemos. Para mudar padrões de pensamento e comportamentos de uma vida inteira temos que nos conhecer e nos compreender.

Sinto-me pouco à vontade quando as pessoas chegam dizendo coisas como: "Ninguém me conhece melhor do que eu" ou "Pensei sobre minha infância e sei por que sou do jeito que sou".

Acho que nos conhecemos parcialmente e pensar que já entendemos tudo o que é preciso sobre nós mesmo é como colocar um par de antolhos que dificultam o crescimento e a mudança. A principal razão pela qual as pessoas não conseguem mudar é que elas não compreendem a si mesmas o suficiente para perceber quando a mudança é necessária.

"Quando achamos que já chegamos, paramos de avançar".

Uma pequena história ilustra esta frase muito bem:

"O mestre levou seus discípulos ao deserto. Lá deu um grão de arroz para cada um e disse para eles marcarem seus respectivos grãos, de forma que pudessem identificá-los depois. Após todos fazerem suas marcas no grão de arroz, devolveram para as mãos do mestre. Este os colocou numa só mão, olhou para o horizonte por vários minutos e, de repente, um vento forte soprou carregando muita areia, o mestre aproveitou a ventania e jogou os grãos de arroz de forma que estes foram levados pelo vento, misturando-se com a areia.

Então, voltou-se aos discípulos e disse: 'Quero que vocês procurem o grão de arroz de vocês'. Muitos desistiram porque consideraram impossível: 'é como achar uma agulha no palheiro', diziam. E apenas uns poucos continuaram tentando. Quando o treinamento terminou, no fim da noite, o mestre disse: 'A pior coisa é você enxergar o fim do seu horizonte, pois quando fizer isso, não terá mais para onde caminha'."

 

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page