O Lado Bom da Vida
- Muzak Ayala
- 25 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
""Eu amo você. Soube no minuto em que a conheci. Desculpe se demorou muito para eu perceber."" (Pat para Tiffany)
Breve descrição:
Um ex professor de história, Pat (30 anos), acaba de sair de uma instituição psiquiátrica da qual ele mesmo não se lembra do que fez para ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Após sua saída, Pat tenta recompor suas memórias, mas ninguém parece disposto a ajudá-lo nesta tarefa: seu pai se recusa a falar com ele, sua esposa nega-se a revê-lo e seus amigos evitam comentar o que aconteceu antes de sua internação. No meio disto tudo, ele se torna um viciado em exercícios físicos e está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil do que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. À medida que a história avança, ele descobre que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.
Opinião sobre o livro:
A princípio a história parece que não vai dar em nada, as loucuras ocorrendo a todo momento. Pat é tão instável que fica difícil de imaginar que ele esteja mesmo tentando reorganizar sua vida, mas, ao mesmo tempo, isto acaba te impressionando, pois é justamente, no meio dessa loucura toda, que ele vai te surpreendendo. Ele prova a cada situação que o ser humano pode se superar e ele faz você acreditar que isso é mesmo possível.
As situações vividas por Pat são tão loucas que chegam ao nível do absurdo, no entanto são cheias de sentimentos genuínos. É difícil não se emocionar com seu destino, pois a cada etapa uma dificuldade, um obstáculo, uma pedra no caminho e tudo no meio de uma loucura que parece não ter fim. Mas lá no fundo, no coração de Pat, você sente que ali está um homem que ainda acredita na esperança, na fidelidade e que faz jus ao título "O lado bom da vida", pois é isso que ele está buscando a todo momento:
"Eu passei por tudo isso, por todas as dificuldades, mas continuo acreditando que ainda é possível viver bem, ainda é possível conhecer a fidelidade, ainda podemos dar uma chance a vida e tentar ser feliz mais uma vez."
Ele nos faz acreditar nisso, tanto, tanto, que até torcemos por ele. Nos frustramos quando ele ainda não consegue e vibramos quando percebemos que ele superou mais uma dificuldade.
É livro intenso e mostra um lado muito humano com todos os defeitos de todos os personagens e ao mesmo tempo essa questão do "lado bom" que cada um pode ter. Pat é apenas a representação máxima disso.
E para complementar, o livro é cheio de frases marcantes que você pode carregar com você para o resto da vida:
Continuar tentando “Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e lembro de continuar tentando.”
Ficar perto “Eu apenas gostava de estar perto de você, mesmo que não disséssemos nada.”
Ações e vontades “Você precisa saber que são suas ações que fazem de você uma boa pessoa, não sua vontade.”
Mulheres “É importante dar valor às boas mulheres em nossa vida antes que seja tarde demais.”
Alguém “A vida é escrota, aleatória e arbitrária, até que se encontre alguém que faça tudo isso fazer sentido, mesmo que apenas temporariamente.”
Olhar nos olhos “Olhar nos olhos de outra pessoa, por um longo tempo revelou-se uma coisa poderosa. E se você não acredita em mim, tente fazer isso você mesmo.”
Otimista “Você pode fazer tudo que quiser, se você for otimista.”
Te protege “O mundo encontrará várias e várias maneiras de te machucar, mas você vai encontrar uma pessoa que te traga tanta felicidade e que te ame tanto que as feridas do mundo não vão mais te atingir, porque ela te protege, ela te ama, e acima de tudo você ama ela.”
Razão “Estou praticando ser gentil em vez de ter razão!”
Caráter “Na verdade, quero agradecer-lhe por ter bagunçado minha vida, porque eu nunca teria me empenhado em melhorar meu caráter.” Leia mais sobre "O lado bom da vida" aqui.
Comments