Não é atoa que a palavra amor não tenha uma definição única, sólida e absoluta. Pois, os dicionários são escritos por adultos que nada entendem sobre o amor. Se fossem escritos por um coração infantil teriam os significados mais lindos, mais puros, mais divertidos e mais simples que adulto nenhum consegue pôr no papel.
Nem mesmo os poetas de plantão, para estes o amor é se deleitar por aqueles que nos apaixonamos. São feitas infinitas juras de "amor" até a paixão chegar ao seu fim e tudo o que foi dito "ontem", "amanhã" serão águas passadas e sonhos perdidos. Na verdade esses poetas nada entendem de amor, só entendem de paixões e desejos solúveis.
Amor é assim: lindo, puro, divertido e simples. Um ser que odeia, não conhece mais o amor... Um ser que não perdoa, desaprendeu a amar... Um ser que acredita no amor poético, apenas confunde paixão com amor.
Não conhece mais, pois um dia conhecia. Desaprendeu, pois um dia havia aprendido. Acreditava, pois é um ser tolo, o amor não se limita a poesia.
O que é o amor?
- É quando minha mãe me abraça e me dá um montão de beijos. (Clara, 6 anos)
- É quando a gente fica tudo juntinho e feliz. (Lúcio, 8 anos)
- O amor? hmmm!! é algo muito bom! - Como o que? - Como comer chocolate até não dá mais (risos e gargalhadas). - Isso é amor pra você? - Sim! - Eu não entendi, por que isso é amor? - Já diiiisse! Porque é algo muito bom! (Priscila, 6 anos)
- Amor é quando meu pai chega do trabalho, a gente corre pra se abraçar, daí ele me pega no colo e a gente fica girando, girando, girando. (Marquinho, 7 anos)
- É o que sinto pela mamãe. - E o que é que você sente pela mamãe? - É assim (faz sinal de abraço apertado). (Lucas, 5 anos)
- O amor é quando a gente gosta muito, muito, muito, muito (perdi as contas do "muito" que ela disse), muito de uma pessoa. - Muito, muito como? - Muito, mas ora! (risos) - Mas sabe dizer o que tem "dentro" desse "muito"? - Entãooooooo! É o amor que tá ai dentro (faz sinal de: não tá vendo que coisa óbvia - risos). (Priscila, 6 anos, a mesma Priscila em outra tentativa de definir amor)
- Olá Paulinho, queria perguntar, você sabe me dizer o que é o amor? - Amor é não esquecer de alguém que a gente gosta muito. - Quem é que você não esquece? - Do meu pai. (Paulinho, 6 anos, perdeu o pai faz 1 ano - este texto foi escrito em 2008)
O que é o amor?
Depois de ouvir as definições mais lindas, puras, divertidas e simples, não consigo dar ouvidos a poemas melosos e sem sentido e nem a definições cruas de dicionários.
O amor só é genuíno quando ainda infantil. Um adulto jamais entenderia.