top of page
Muzak Ayala

É no Relacionamento com os Outros que Conhecemos a Nós Mesmos


conhecer a si mesmo

Aprendemos as verdades mais profundas através dos nossos relacionamentos. Para isso, o humano deve se concentrar menos no que pensa sobre as coisas e mais em como se sente a respeito delas. Quando fizer isto, se sentirá mais seguro a explorar mais áreas da sua vida que nunca fizera antes.

Quando exploramos novas áreas, novos caminhos, em nossa vida, acabamos por nos conhecer mais; pois explorar uma nova faceta da vida é conhecer algo que nunca se conheceu antes, é experimentar um novo sabor pela vida. E essa é a melhor forma de aprender mais sobre si mesmo, experimentando, conhecendo o novo, o diferente.

Quanto mais aprender sobre si mesmo, mais conseguirá perceber os motivos que o levam a tomar determinadas decisões. Claro que falando assim parece fácil e isto são apenas palavras. Entretanto aprender a se conhecer pode não ser fácil, mas também não é impossível.

As pessoas jamais poderão compreender a vida plenamente se usarem apenas o intelecto. A mais elevada forma de conhecimento decorre dos relacionamentos em que existe confiança mútua, e não grandes quantidades de informação.

Nós devemos dominar a "arte de atrair as pessoas para um diálogo conosco", para que nos relacionemos com as pessoas e elas com a gente. Então, não apenas conheceremos novas pessoas e a respeito do outro, não apenas o outro conhecerá sobre quem somos; mas através dos relacionamentos que estabelecemos também conheceremos um pouco sobre nós mesmos. Descobrimos as verdades mais importantes sobre a vida (a nossa vida), e, assim, passamos a ser capazes de conduzir um entendimento mais profundo sobre nós mesmos. Pois, o outro funciona como um reflexo que nos aponta aquilo (uma percepção, um olhar) que muitas vezes não ousamos fazer porque não o alcançamos.

Tenha em mente que você possui apenas um único ponto de vista em relação a sua imagem e pessoa, que é aquele que vê por dentro. Mas cada pessoa que você conhece o vê pelo lado de fora em "infinitos" ângulos e é por isso que podemos aprender muito sobre nós através dos nossos relacionamentos.

Às vezes é um pouco triste quando conversamos com uma pessoa e ela é tão resistente a qualquer opinião contrária que diz coisas como: "você nem me conhece". Isso é verdade, mas lembre-se que nós nos conhecemos apenas pelo lado de dentro e o outro é aquele que pode nos conhecer pelo lado de fora. Isto é, o outro pode conhecer (ver) coisas sobre nós que é impossível para nós (a menos que ele - o outro - nos revele, e isso só é possível se nos relacionamos com o outro).

Este é, então, o único meio de tornar conhecido a desconhecida visão que as pessoas tem sobre nós. O conhecimento que elas possuem de nós e aprender isso acontece apenas quando nos relacionamos com o outro.

O princípio fundamental a ser entendido é: Aprendemos as verdades mais profundas da nossa vida através dos nossos relacionamentos. Todos temos ideias conscientes e inconscientes que afetam a maneira como percebemos o mundo.

É psicologicamente impossível colocar completamente de lado a influência da nossa mente sobre a maneira como percebemos as coisas, sobretudo porque na maioria das vezes não temos consciência de que tudo o que conhecemos intelectualmente passa pelo filtro das nossas crenças.

Muitos profissionais da psicologia compreendem isso e por esta razão a psicoterapia é outra forma, mais sintetizada e consciente, de proporcionar às pessoas um relacionamento que pode levá-las a se conhecerem melhor, descobrindo, assim, outras verdades da sua vida que, normalmente, não ousas indagar.

Quando estiveres no psicólogo, lembre-se disso: O psicólogo está proporcionando a você um relacionamento consciente e franco com ele, cujo objetivo é dar a você o reflexo, a impressão, o tato, o sentimento, a emoção que você, muitas vezes, não percebe e você está "jogando" (colocando) isso numa relação (na maioria das vezes de forma inconsciente). O profissional "pegará" tudo isso e através do seu olhar psicológico (treinado), "jogará" (colocará) de volta a você e assim fará você ver algo sobre você nunca visto antes.

 

641 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page