top of page
Muzak Ayala

Conto Meus Problemas para os Amigos ou para o Psicólogo?


psicoterapia

Será que passar meus problemas a um psicólogo resolve alguma coisa?

Gostaria muito que as pessoas compreendessem que a psicoterapia não se limita a “falar ou informar” o psicólogo de seus problemas.

As primeiras sessões são mais focadas na analise de todo seu funcionamento psicológico, cognitivo e comportamental, mas diante destas informações o psicólogo passa a agir de forma a reestruturar seus padrões de pensamentos. Ele aplica técnicas que te fazem raciocinar de forma mais sensata e clara e te ajuda a chegar as suas próprias conclusões conforme os seus valores pessoais – ou seja, o psicólogo não impõe os próprios valores e pensamentos, mas te ajuda a identificar a sua verdade interna.

Muitas vezes você não percebe que algo que o psicólogo está falando ou está pedindo para você fazer tem um objetivo, mas acredite, tem. O psicólogo não aplica “sua experiência de vida” ou seus próprios pensamentos (diferentemente do que um amigo faz), ele aplica todo seu repertório de informações e aprendizados.

Será que uma conversa com amigos não resolveria?

Amigos são ótimos e precisamos deles para todas as horas. Mas se seu amigo tiver bom senso saberá usar esta amizade para lhe recomendar ajuda profissional quando for necessária.

O problema é que muitos amigos se sentem realmente envaidecidos por serem procurados nas horas mais difíceis e não percebem que sua ajuda tem limitações. Um amigo, mesmo que seja um psicólogo, não usará com você as mesmas técnicas que usaria em ambiente profissional, pois é muito importante que haja a distancia e o respeito que a relação profissional impõe.

Lembre-se: o seu problema é seu problema, as soluções que seu amigo lhe transmitir serviram para o problema do seu amigo (e podem não servir para o seu problema, que embora, a princípio, pareça com o dele, não é o problema dele, é o seu). O ser humano é singular e merece tratamento singular para sua causa.

""Por que ele(a) me deixou?""

Escrever a respeito do comportamento humano hoje em dia, não é das tarefas mais fáceis. Ter uma boa opinião sobre o que se considera adequado ou não para cada pessoa se tornou muito mais complexo do que se imagina, pois o mundo e a realidade mudaram mais rápido do que nossa capacidade de compreendê-los. Neste sentido, é natural ficarmos confusos a respeito das coisas mais simples.

Para se ter uma ideia, em uma rápida pesquisa, uma das perguntas mais comuns em plataformas de buscas na internet é: “Por que ele(a) me deixou?”. Devo confessar que é incrível ver como muitas pessoas esperam que questões importantíssimas de suas vidas sejam respondidas por plataformas (ou algoritmos) de busca.

A mensagem que deixo aqui é clara: procure um profissional para se orientar, estamos falando da sua saúde emocional, a coisa mais importante que você pode ter na vida.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page