top of page
Muzak Ayala

O que é Saúde Mental?


saúde mental

A Saúde Mental está relacionada diretamente com os desejos, ideias, emoções, capacidades e habilidades de uma pessoa. É a forma como a pessoa reage ao ambiente que determina se ela tem ou não saúde mental. Veja bem, saúde mental é muito mais do que ausência de doenças mentais, pois todas as pessoas, tanto as que estão saudáveis quanto as que não estão saudáveis, vivenciam emoções como alegria, satisfação, raiva, frustração, medo e amor.

A diferença é que a pessoa que está saudável (mentalmente) ainda consegue lidar com as emoções negativas, ainda conseguem manter algum tipo de equilíbrio entre suas frustrações (por exemplo) e a capacidade de saber contornar e lidar com conflitos e/ou obstáculos do dia a dia. E até mesmo quando não sabem, ainda são capazes de buscar ajuda se assim acharem necessário. Enquanto que aqueles que não estão saudáveis (mentalmente), já não conseguem mais lidar com essas emoções negativas do dia a dia e até para procurar ajuda não conseguem. Daí, suas perturbações, traumas ou qualquer dificuldade, passa a dominar sua vida.

Diferença entre Saúde Mental e Doença Mental (definições):

Saúde Mental: É o equilíbrio emocional entre a psique da pessoa (parte interna, mente, bem-estar) e as exigências ou vivências externas. Em outras palavras, é a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções.

Doença Mental: É justamente o oposto de Saúde Mental, ou seja, é o desequilíbrio emocional, que afeta a mente, provocando desconforto interior, alterando comportamentos. Em outras palavras, é quando a pessoa não tem mais a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções.

Como manter a Saúde Emocional?

- Faça atividade física

Aqui não se trata de “ir à academia” e começar a malhar, necessariamente. Atividade física pode ser algo bem mais leve e até divertido, por que não?

Então, procure fazer algo prazeroso, o objetivo é evitar o sedentarismo. Assim você pode praticar um esporte como jogar futebol com os amigos, fazer caminhada (também acompanhado se possível), fazer natação (não necessariamente para aprender a nadar, caso já saiba, mas para ter uma atividade na semana e, caso não saiba nadar, é uma ótima oportunidade para aprender). A ideia em si é ter uma atividade saudável pelo menos 2 vezes na semana, não precisa "se matar" para fazer todos os dias, pois nesse caso pode causar o efeito contrário e se desgastar atoa.

Por que é importante?

Atividades físicas ajudam a liberar hormônios que são importantes para manter nosso humor, ajudam também a combater o estresse do dia a dia e aumentam a nossa disposição. E, ainda como benefício, exercícios físicos também ajudam a reduzir as chances de uma pessoa desenvolver depressão.

- Deixar de procrastinar e se policiar:

É muito comum "empurrar as coisas com a barriga", mas a realidade é que isso é um péssimo hábito e pouco saudável. Nem sempre poderemos fazer apenas o que gostamos, muitas vezes, no trabalho, por exemplo, é muito comum ter que fazer algo que consideramos chato, mas temos que fazer porque é preciso.

Nesse caso é importante levar isso para a vida diária também, fora do trabalho. Um modo de conseguir se policiar é focar no que tem que ser feito e depois se permitir uma recompensa. Em outras palavras, é usar a mesma tática que usamos com crianças: O menino quer brincar com os amiguinhos e o que a mãe diz para ele? "Primeiro, você tem que terminar o dever de casa". E assim, a criança rapidamente ganha um estímulo para fazer aquilo que acha chato, pois sabe que logo em seguida terá sua recompensa, que é se divertir a vontade com os amigos.

Faça algo semelhante em sua vida. Você quer sair, dar uma volta, ir num cinema, sair para comer, etc., tudo bem, então pense nisso: "Vou terminar isso logo, assim poderei aproveitar melhor o tempo, pois não haverá preocupação em ter que fazer o que já está pronto".

- Evitar relacionamentos tóxicos:

Sejam relacionamentos amorosos ou de amizades, na família ou no trabalho, é importante evitar esse tipo de relacionamento. Manter a convivência com pessoas que nos fazem sentir "para baixo", diminuídos, incompetentes ou até mesmo frequentemente humilhados ou constrangidos, prejudica nossa Saúde Emocional e, consequentemente, nossa Saúde Mental e isso nos faz adoecer.

Infelizmente é muito difícil mudar algumas pessoas. E às vezes o tempo perdido nisso pode simplesmente não compensar. Por essa razão o melhor é se afastar dessas pessoas, e uma boa maneira de fazer isso é buscar melhorar a qualidade de seus relacionamentos, se aproximando e mantendo contato com pessoas que te fazem sentir melhor.

- Dormir bem:

Outra questão para se averiguar é a questão do sono. Aqui não vamos falar que você tem que dormir, pontualmente, 8 horas por dia, pois, na realidade, cada pessoa tem o seu tempo. Para uns 8 horas de sono são o ideal, mas pode ser que para você e outras pessoas não seja.

É necessário saber quantas horas de sono faz você se sentir bem ao acordar. Sentir-se bem, nesse caso, refere-se a se sentir disposto e não com aquela sensação de que você precisa dormir mais porque as horas de sono foram insuficientes.

Então, tente perceber a hora que você costuma dormir e relacione isso com a hora que precisa levantar para ir para o trabalho, por exemplo. Verifique se você dorme muito tarde, tipo meia noite, e no dia seguinte precisa acordar às 6 da manhã. E se estas 6 horas de sono fazem você levantar bem disposto ou não. Regule seu sono e mantenha a qualidade.

- Melhore o pensamento

O pensamento atua como um ponto de partida. Pensamos, sentimos e depois exteriorizamos.

Nossas emoções vêm do pensamento. Se alimentarmos hábitos negativos, ou melhor, pensamentos negativos, eles irão com o tempo se tornar uma realidade, seja através de palavras ou de ações.

Se você quer ter saúde mental e emocional evite o negativismo.

Comportamento e Emoções

Um aspecto extremamente relevante do comportamento humano são as emoções: medo, alegria, raiva, tristeza, etc.

Os organismos nascem de alguma forma preparados para interagir com seu ambiente. Desta maneira, assim como nascemos preparados para contrair um músculo quando algo pontiagudo é pressionado contra nossa pele, também nascemos preparados para ter algumas "respostas emocionais" quando determinados estímulos surgem em nosso ambiente.

Inicialmente, é necessário saber que emoções não surgem do nada. As emoções surgem em função de determinadas situações, de determinados contextos. Não sentimos medo, alegria, raiva ou tristeza sem motivo; sentimos essas emoções quando algo acontece. Mesmo que a situação que causa a emoção não seja aparente (tipo quando a pessoa diz que "chora do nada", ela acredita que é do nada porque o que a faz sentir-se triste a ponto de chorar não está aparente naquele momento), isso não quer dizer que a razão, o motivo, não exista, podendo ser um pensamento, uma lembrança, uma música, uma imagem, uma palavra dita ou até mesmo uma palavra não dita, etc.

Outro ponto importante a ser considerado é que boa parte (não tudo) daquilo que entendemos como emoções dizem respeito à fisiologia do organismo. Quando sentimos medo, por exemplo, reações fisiológicas acontecem em nosso corpo: as glândulas suprarrenais secretam adrenalina, os vasos sanguíneos periféricos contraem-se, e o sangue concentra-se nos músculos (por isso ficamos “brancos de medo"). Da mesma maneira, quando sentimos raiva, alegria, ansiedade ou tristeza, outras mudanças em nossa fisiologia correm.

Esses aspectos fisiológicos das emoções ficam claro quando falamos sobre o uso de medicamentos (ansiolíticos, antidepressivos, etc.). Os remédios que os psiquiatras prescrevem não afetam a mente humana, mas, sim, o organismo, a sua fisiologia.

Quando nos referimos às emoções (sobretudo às sensações), estamos falando, portanto, sobre respostas dos organismos que ocorrem em função de algum estímulo (situação).

O medo foi usado como exemplo por ser mais fácil de ilustrar, mas o mesmo raciocínio aplica-se a outras emoções, sejam ou não consideradas prazerosas para nós.

Saúde Mental x Saúde Emocional

Saúde Mental e Saúde Emocional não é a mesma coisa.

Saúde Mental é um termo mais amplo, que indica literalmente a saúde da mente e seu funcionamento. Enquanto que Saúde Emocional é mais especificamente voltada para um estado.

Vou dar um exemplo para entender melhor:

Quando uma pessoa passa 4 horas no trânsito, o resultado é o estresse. O estresse é um estado que pode ser passageiro ou duradouro (mas não eterno, no entanto pode se tornar frequente ou diário). Nesse último caso, sendo o estresse diário, como no nosso exemplo de passar 4 horas no trânsito. Imagine então que essa rotina ocorra nos 5 dias úteis da semana com a pessoa. Este indivíduo vive um estado de estresse diário e este estado prejudica sua Saúde Emocional, pois o faz perder a cabeça, explodir, falar alto, não ter paciência, etc. Quando a coisa piora, ou seja, a pessoa leva essa vida por um longo período, tipo meses ou anos, o estado diário passa a prejudicá-lo mais profundamente, fazendo-o entrar em uma depressão, mexendo com seu organismo fisiologicamente e lhe deixando realmente doente.

Nesse exemplo vimos à passagem de um sujeito onde o estresse inicial afetou sua Saúde Emocional e que a permanência nesse estado evoluiu até afetar sua Saúde Mental.

Assim, fica claro que Saúde Emocional é referente ao seu estado emocional, seu humor, sua felicidade, sua tristeza, sua raiva, sua paixão, sua autoestima, etc. Esses estados não são eternos, mas podem ser mais ou menos duradouros conforme os hábitos e rotinas da sua vida. É evidente que ninguém consegue ser feliz o tempo todo, mas manter hábitos saudáveis ajuda a tornar esse momento de felicidade mais frequente, e, portanto, mais duradouro. Quando a pessoa, no entanto, passa a vivenciar um estado negativo mais frequente, como no nosso exemplo do estresse, essa frequência começa a mexer de forma mais profunda na pessoa, afetando a produção de seus hormônios que alteram bruscamente o estado de humor da pessoa, por exemplo. E nesse caso estamos falando de forma mais ampla da Saúde Mental.

Em resumo, garantir sua Saúde Emocional é garantir sua Saúde Mental como prevenção.

 

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page