Conhecer a si mesmo, suas habilidades e fraquezas, saber o que lhe motiva, o que lhe faz sentir vontade de levantar cedo e ter um comportamento proativo é primordial.
Autoconhecimento significa, literalmente, o conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações, vontades, desejos, etc. Podemos dizer que indivíduos que se conhecem bem são pessoas que possuem um alto domínio da emoção e conseguem lidar com todos os tipos de sentimentos, comportamentos, positivos ou negativos, independente da situação. O desenvolvimento da inteligência emocional através do autoconhecimento permite despertar o potencial máximo do indivíduo, para transformar comportamentos em poder pessoal.
Escuto muitas pessoas reclamando da vida e do por que nada parece dar certo para elas, entretanto poucas sabem reconhecer suas principais características, o que possuem de melhor, suas preferências e onde investir todo esse potencial e habilidade.
Para quem não sabe o que é melhor para si corre o risco de deixar passar boas oportunidades ou de receber oportunidades que não o farão plenamente satisfeito. Como disse o gato para Alice, no livro "Alice no país das maravilhas", "... se você não sabe para onde está indo, então, qualquer caminho serve".
Acontece que não, não é qualquer caminho que serve. Pois, "deixar a vida me levar" é só um trecho de uma música e não deve ser encarado como uma verdade da realidade, é apenas uma frase. A verdade é que não é "a vida" que tem que levar você, é você que tem que saber levar A SUA VIDA.
Conhecer a si mesmo, suas habilidades e fraquezas, saber o que lhe motiva, o que lhe faz sentir vontade de levantar cedo e ter um comportamento proativo é o mais essencial. É o que faz SEU MUNDO GIRAR.
O autoconhecimento facilita essa tomada de decisões, já que não é "a vida" que define você, é você que decide a vida que quer ter, é você que decide pelas melhores oportunidades, pelas ESCOLHAS que faz. Inclusive aquelas escolhas que muitas vezes não estamos conscientes e isso não as torna menos "escolhas".
Sua vida é tudo o que você tem, portanto ela deve ser definida por você e estar alinhada com seus sonhos, valores, talentos e objetivos.
Você conhece seus sonhos?
Você conhece os seus valores?
Você sabe o que lhe satisfaz e o deixa feliz?
Você sabe quais são seus objetivos e metas?
Você sabe os seus pontos positivos e o que precisa melhorar?
Você sabe os seus pontos negativos e o que precisa aprender?
Você tem uma missão de vida?
Invista no seu autoconhecimento para ser protagonista da sua vida.