Aparentemente...
A vida é muito boa e cheia de satisfações, mas é claro que as coisas não são exatamente como parecem ser, aparências não perduram.
Um dia nos sentimos infelizes, depois de algum tempo nossas necessidades não parecem mais satisfeitas, apesar do status e do bem-estar. Por dentro, somos só tumulto e conflito, nos tornamos melancólicos. Precisamos buscar um novo paradigma, uma nova forma de entender o que não entendemos.
Para entender o que não entendemos precisamos fazer diferente do que fazemos. Afinal, como podes esperar o "diferente" fazendo sempre a mesma coisa?
Portanto, vamos fazer diferente, vamos "ouvir os que precisam ser ouvidos", pois durante toda nossa vida, sempre escolhemos ouvir aqueles que nos interessam e estes nem sempre são os que precisam. Isso é muito importante, porém muito difícil, pois requer enorme doação pessoal. É preciso ter amor e paciência.
Tudo é uma questão de "perspectiva". Para onde e como você está olhando. Devemos ter a capacidade de fornecer uma nova visão sobre nós mesmos. Aquele que possui autoridade é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas daqueles a sua volta e remove todas as barreiras. No entanto, para liderar, para mandar, você deve primeiro, servir.
É preciso entender a diferença do que é um escravo e um servidor: Os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam.
Devemos incentivar e dar boas condições para as pessoas se desenvolverem, isto é servir genuinamente. É a lei da colheita:
Você colhe o que planta.
Você me serve e eu servirei você.
Você se arrisca por mim e eu me arrisco por você.
Você não acredita em mim?
Você não acredita, pois você é fraco, sua crença é descrente, sua virtude é inexistente, sua palavra é inválida, sua força é duvidosa. Por isso eu farei diferente, eu vou acreditar em você!
- Não vou pedir para você confiar em mim, eu vou confiar em você para que você confie em mim.
- Não vou pedir para que você me sirva, eu servirei você para que você possa desenvolver suas potencialidades.
- Não vou pedir para que se arrisque por mim, eu me arriscarei por você para que possa vislumbrar todas as oportunidades sem hesitar.
Porque eu sou forte, minha crença, minha virtude, minha palavra, minha força são verdadeiras.
Só boas intenções não bastam! Boas intenções, menos ação, é igual a nada! Como já diz no "popular": "O inferno está pavimentado de boas intenções".
Para ser realmente grande, você deve servir:
Deve servir com paciência, mostrando autocontrole.
Deve servir com atenção, apreciação e incentivo.
Deve servir com humildade, sendo autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância.
Deve servir com respeito, tratando as pessoas bem porque elas são importantes.
Deve servir com abnegação, satisfazendo as necessidades dos outros sem lhes cobrar nada.
Deve servir com o perdão, desistir de ressentimentos quando for enganado (porque eu sou forte, tu me enganarás sempre, e eu sempre te serei leal, minha lealdade jamais será derrubada por algo tão pequeno - é assim que se deve pensar).
Deve servir com honestidade e assim ficar livres de engano.
Deve servir com compromisso, ater-se as suas escolhas, assumir que é você quem as fez e que seus resultados, bons ou maus, são sua responsabilidade.
Nosso objetivo aqui como seres humanos é evoluir, crescer em espírito.
O ato de amar, servir e nos doar pelos outros nos força a sair:
do nosso egocentrismo...
da nossa auto adoração...
do nosso orgulho...
da nossa arrogância...
do nosso conforto inútil...
Amar os outros nos faz crescer. Afinal, não é este o mandamento?
"Amai uns aos outros, assim como eu vos amei."