Ultimamente tenho recebido muitas mensagens de pessoas querendo ter muitas coisas na vida (algumas materiais e outras não). E claro, isso não é nenhum problema, mas o ponto é que muitos querem RESPOSTAS PRONTAS.
E o problema de dar uma resposta pronta é que quando se faz isso a pessoa diz: "não, não, não é isso que eu queria".
Por que isso acontece?
Isso acontece por vários motivos, mas vou listar dois fundamentais:
(1) - O ser humano não sabe realmente o que quer, apenas acredita querer "isso ou aquilo", pois foi condicionado a chegar a essa conclusão. Por isso tende a estabelecer uma CRENÇA LIMITANTE de que "se não tiver isso ou aquilo que deseja, não conseguirá se realizar". Essa crença limitante, como o próprio nome sugere, limita a pessoa a experimentar OUTRAS OPORTUNIDADES e acaba deixando o indivíduo preso no mesmo lugar, isto é, sua vida não vai para frente, fica estacionada.
(2) - A pessoa não apenas quer uma resposta pronta, pois como vimos, ao dar a resposta pronta o sujeito a nega uma vez que percebe que para realizar o que a resposta pronta sugere é necessário algum esforço, é necessário sair da "zona de conforto". Então, o que a pessoa espera de uma resposta pronta é que, além disso, ela seja uma resposta mágica.
Dito esses dois pontos, como fica?
Fica assim: você ficará em sua crença limitante e a resposta pronta nunca será mágica, sua vida ou suas realizações nunca sairão do "papel". É preciso mais do que "tomar as rédeas da vida". É preciso saber realmente o que se quer.
Para saber REALMENTE o que se quer é preciso saber quem você é. E se você pensa que você sabe quem você é, convido a pensar novamente.
Vou dar um exemplo:
No dia a dia, sempre ocorre de estarmos conversando com um conhecido (às vezes até com um desconhecido) e, de repente, ele diz algo como "percebo que você ainda não está pronto para isso" ou "acho que você ainda não sabe o que quer", ou ainda "é melhor rever seu conceito sobre isso".
Essas frases comuns do dia a dia, ditas por outra pessoa sobre nós, nos revela que há pontos de nós mesmos que ainda não trabalhamos bem. Quando alguém diz para nós que "percebe que não estamos prontos", é porque viu algo em nós que nós ainda não tínhamos visto ou que acreditávamos conhecer bem, mas o conhecido/desconhecido nos revelou que não conhecíamos tão bem assim.
Quando alguém nos diz "acho que você ainda não sabe o que quer", este alguém nos revela que PERCEBEU que nós ainda não nos conhecemos o suficiente para decidir algo importante sobre o que desejamos. Ou seja, mais um ponto em que acreditamos que nos conhecemos, mas na verdade não nos conhecemos.
Quando uma pessoa nos diz "é melhor rever seu conceito sobre isso", esta pessoa está nos revelando que ainda temos muitas questões em nossa vida "mal trabalhadas" ou "pouco profundas", já que precisamos REVER UM CONCEITO. Isto é, rever um conceito quer dizer que precisamos refletir mais sobre as coisas que pensamos, que precisamos PENSAR MAIS sobre as coisas que PENSAMOS, pois não conhecemos bem nem mesmo o que PENSAMOS.
Algumas pessoas adotam o costume de vida de só cuidar de si quando a coisa "fica preta". Ou seja, a pessoa se acostuma a só procurar ajuda ou solução para o problema que enfrenta quando se encontra naquele momento de desespero, de tristeza, de angustia. Então, é quando recorremos as ajudas que acreditamos que cabiam naquele momento.
Fazer isso, no entanto, não ajuda, pois o problema nunca será resolvido de verdade, pois já é uma verdadeira "bola de neve". Por isso muitas pessoas sofrem, se recuperam por um período ilusório e voltam a sofrer de novo. A sensação é que a vida nunca dá certo, que nunca vai sair "desse buraco".
É a duras penas que a pessoa aprende que cuidar de si precisa ser algo diário e não apenas "no fim de semana" ou quando a coisa "tá preta". Tem também o problema de cuidar de si só EXTERNAMENTE, pois quando nós fazemos isso apenas nos enganamos: parecemos bem para os outros, mas estamos internamente quebrados. Aqui ainda vale uma pequena reflexão sobre: É muito comum nas redes sociais, principalmente, ver frases que dizem "eu sorrio, mas por dentro choro", e as pessoas usam esse tipo de discurso como uma forma de dizerem que na verdade são fortes (e até se exibem - se você faz isso e acha que não está se exibindo, pense de novo, se exibir significa mostrar, se você coloca uma frase dessa na sua rede social para todos leem, é porque você está mostrando algo que se não dissesse ninguém saberia, então é se exibir sim).
É muito importante vivermos com CONSCIÊNCIA daquilo que está acontecendo. Só que, a gente só vive com consciência quando estamos no momento PRESENTE, do contrário você é uma ansiedade pura, uma ansiedade ambulante, um sofrer por tudo e sofrer por nada (porque tem gente que sofre até quando nada acontece na vida). Quando vivemos uma vida em que não temos consciência das coisas, fica muito difícil perceber, por exemplo, que outras pessoas a nossa volta também passam por dificuldades e que nós poderíamos oferecer ajuda, fica difícil perceber quando um amigo precisa de apoio, pois só vemos nós mesmos, só olhamos para nosso próprio UMBIGO.
Sendo assim, tenha em mente que quando estamos focado no passado (lamentando o que não foi e poderia ter sido) ou no futuro (ansioso pelo que espera que seja e pode não ser), fica muito difícil de SER e ESTAR consciente, de perceber a vida, de ter gosto pela vida.
Vamos selecionar o que é bem perceptível, só para termos uma parâmetro (um exemplo) de como não vivemos o presente, mas sim vivemos o lamentar do passado e a ansiedade sobre o futuro:
- Pessoas que estão sempre esperando o grande amor da vida.
- Pessoas que sonham em viajar o mundo, não tem e nem fazem por onde viajar, mas ficam sonhando em conhecer Nova Iorque, Paris, Disney, e passa a achar a cidade onde mora ruim e acha que não tem nada ali.
- Pessoas que querem controlar o que todo mundo pensa a seu respeito (qualquer opinião sobre si que te desagrada você responde logo com um rústico "nada a ver" e faz longa explicação de como VOCÊ QUER que a pessoa te veja, e ninguém é obrigado a ver como você quer, mas disso você se esquece).
- Querendo respeito, mas não respeita ninguém.
- Querendo um emprego melhor, mas morre de medo de sair do "ruim" que se encontra.
- Querendo e querendo e querendo e sempre essa ansiedade que te cega.
E para piorar a pessoa como a se sentir a "DIFERENTONA" e diz coisas como "isso só acontece comigo". E eu digo: não, não, isso acontece com todo mundo, acontece com você, acontece comigo, acontece com ele, ela, nós, eles, etc. (e assim com todos os pronomes de nossa língua). A diferença é que há pessoas que são mais conscientes do aqui e agora e outras menos conscientes. Se você é do tipo que pensa "isso só acontece comigo", acabas de descobrir que é o tipo de pessoa menos consciente de viver o presente (é mais ansiosa e lamuriosa).
Para ser consciente do momento presente da vida é preciso conhecer bem a si mesmo. Conhecer bem a si mesmo significa ter AUTOCONHECIMENTO. Ter autoconhecimento quer dizer conhecer a sua essência como ninguém. Conhecer a sua essência como ninguém é saber qual caminho te leva para o destino que você quer chegar.
Quando eu falo em caminho e destino sempre lembro de Alice no País das Maravilhas, quando questiona sobre o caminho a seguir:
Alice: Por qual dos caminhos devo seguir? Gato: Para onde é que queres ir? Alice: Não sei! Gato: Então qualquer caminho serve!
O que isso tem a ver com sua vida e autoconhecimento? Tudo!
Muitas vezes passamos boa parte do nosso tempo lamentando o dia a dia, das coisas darem errado, de nada sair como planejamos. Reclamamos da vida, do estresse, do governo, da política, de pessoas, de tudo... mas se pararmos para pensar:
- Qual foi o caminho que tracei para mim? - Onde pretendo chegar afinal? - O que preciso fazer para conseguir?
A verdade é que quase sempre não sabemos responder essas perguntas, mas não assumimos que não sabemos porque MORREMOS DE VERGONHA de dizer que não sabemos algo sobre nós mesmos. Ao invés disso, preferimos arranjar culpados, então dizemos que a culpa é o estresse do dia a dia, é dos nossos pais, dos amigos falsos que ficam nos secando, do sistema (do governo) que é corrupto e não deixa ninguém prosperar. Tudo mentira, uma mentira que contamos para nós mesmos.
A verdade sobre a verdade é que se não sabes responder às questões acima, então isto significa que tudo o que nos acontece diariamente é o que merecemos ter. Como podemos dizer que não estamos no caminho certo se não sabemos para onde vamos?
O que acontece quando não temos autoconhecimento, não sabemos quem realmente somos, não conseguimos dizer qual é o caminho que nos leva ao que desejamos, ao que nos torna felizes? O que acontece é que ficamos ocos, VAZIOS POR DENTRO e as coisas começam a perder um pouco do sentido. Aquela sensação de "minha vida não faz sentido".
Você está se identificando com esse sentimento?
Se sim, significa que sua busca, antes de qualquer sonho, antes de qualquer meta ou objetivo, deve ser o AUTOCONHECIMENTO, conhecer mais quem você é, pois nem você sabe e você é a pessoa que mais deveria desejar saber quem você é.