top of page
Muzak Ayala

Não Crie Expectativas! Uma Reflexão Sobre esse Tema


não crie expectativas

Geralmente essa frase "não crie expectativas" é dita, entre diversas coisas, principalmente relacionada sobre ter relacionamento amoroso com alguém. Ou seja, a pessoa viveu um relacionamento recente e saiu muito decepcionada deste relacionamento, em casos piores até bem machucada. Então, ela passa a dizer que "a vida" (isso mesmo, como se a vida fosse uma pessoa) ensinou ela que não deve criar expectativas, mas por quê?

A resposta é simples: porque doeu! E é porque doeu que agora a pessoa está "morrendo de medo" de ter que passar por outra dor igual ela sentiu. Então, a solução é "não criar expectativa". Mas na verdade essa não é a solução.

Daí a pessoa começa a duvidar de todos agora, inclusive dos novos relacionamentos, chegando a exigir coisas absurdas, como: "Ah você me ama? Então prova!"

Sobre isso eu digo: que horror! No dia que alguém tiver que provar amor, o provador ficará valorizado e o duvidoso desvalorizado mais ainda. Nada pior que pedir para outras pessoas provarem o que sentem. Se a pessoa disse, então ela disse e pronto, qual é a sua?

A sua é: ou você pára de ser medrosa, duvidosa, ridícula e passa a ser corajosa ou simplesmente deixa a pessoa ir em paz e diga "não acredito" e pronto. Afinal, este "novo amor" não tem nada a ver com o infeliz que te deixou traumatizada. O infeliz que fez você concluir, segundo você que "a vida te ensinou", que não se deve ter expectativa e agora a regra é duvidar de tudo, logo o novo amor não tem culpa disso.

O grande problema é esse medo terrível que se cria de uma coisa chamada "expectativa". E tem até aqueles que enchem os pulmões para dizer: se não quer se decepcionar, diminua sua expectativa ou pior: não tenha/ não crie expectativa sobre nada e viva feliz. Ora, na hora de citar "O pequeno príncipe", todos amam repetir aquelas lindas palavras daquele livrinho. Vou lembrar umas aqui para contextualizar:

Frase 1:

"As pessoas são SOLITÁRIAS porque constroem muros ao invés de pontes"

Não sei como vocês interpretam essa frase, mas eu interpreto da seguinte forma: Muitas pessoas se fecham porque estão com medo de sofrer de novo, sem perceber estão afastando os outros a sua volta, perdendo, por exemplo, oportunidades de conhecerem diversas pessoas e se surpreenderem (pois não ter expectativa é nunca se surpreender e como deve ser sem graça a vida sem surpresas).

Esta frase é um incentivo as pessoas a criarem laços e mais pontes, alimentando a proximidade e a amizade, favorecendo a possibilidade de encontrar um amor. Não precisa ser muito inteligente para chegar a conclusão que é mais difícil encontrar um amor duvidando dele. Ora, se duvidares sempre, então, quando estiveres diante do verdadeiro vai perdê-lo por engano.

Frase 2:

"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar"

Nesta frase, o significado é simples: criar ligações com outras pessoas significa correr riscos. Nunca sabemos se vamos sofrer ou não, mas se não arriscamos uma coisa é certa: não estaremos vivendo plenamente, pois viver não é só felicidade, viver é sentir felicidade e também sofrimento. Faz parte da vida o lado bom e o lado mau, mentir e dizer a verdade (ninguém diz a verdade o tempo todo, da mesma forma que até o mais mentiroso um dia conta uma verdade). Viver é correr e brincar, mas também se cai quando corremos e brincamos, mesmo assim ninguém deixa de brincar e correr, não é verdade?

A felicidade tem um preço, e o preço é o risco: sofrer e se fortalecer ou fugir e sempre ser fraco.

Frase 3:

"É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas"

E esta frase? O que ela quer dizer?

Ela quer dizer que se não estivermos disponíveis para sofrer, nunca atingiremos um objetivo maior. É preciso sacrifícios para se alcançar o que almejamos, passar por tempos ruins para se saber aproveitar os bons tempos.

Lembre-se: há muitas pessoas que gozam de mordomias, luxos, prazeres, etc., desde que nasceram e, mesmo assim, se sentem infelizes com tudo isso. Somente quem nunca teve nada disso é que consegue ver nessas coisas algum prazer. Nós realmente aprendemos a valorizar o que temos quando conhecemos o quão difícil é ter aquilo que almejamos.

Frase 4:

"É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou"

E com esta frase eu já poderia fechar minha reflexão, pois ela diz tudo o que eu disse, mas de uma forma simples e direta.

É comum ficarmos com medo quando alguém nos faz sofrer, mas não serão todos. É isso que você está fazendo quando diz e usa esta frase boba para justificar seu posicionamento: "não crie expectativas". Tudo o que você está fazendo é alimentando o seu medo, pois é isso que você está fazendo quando diz esta frase. E esse medo de se magoar por causa de "uma rosa" (uma pessoa), pode estar fazendo você perder momentos incríveis.

Assim, portanto, eu afirmo: Não tem que diminuir sua expectativa coisa alguma! Que medo desgraçado é esse de se decepcionar?

O ser humano tem mais é que se decepcionar mesmo e muitas vezes, e quantas vezes mais forem necessárias. Você tem que estar pronto para o dia que não for decepcionado, isso sim, pois diminuir a expectativa é isso: se preparar para ser decepcionado e não para não ser.

No dia que surgir alguém que faça seus olhos brilharem, sua desconfiança poderá por tudo a perder. E ai? Vai olhar para a pessoa com que cara?

Como já dizia o "velho deitado": melhor estar pronto para o inesperado e este nunca acontecer, do que não estar pronto para a oportunidade e esta surgir.

Então ficam 2 coisas importantes:

1- Nunca peça para ninguém provar amor, o amor não precisa de provas (ou você sente ou você não sente). Se a pessoa te ama e diz isso e você não sente, então, o problema está em você, no seu histórico de desconfiança e na falta que isso lhe faz. Entretanto, se a pessoa diz que te ama, ame-a sem medo de ser mentira ou verdade, o tempo dirá e a decepção ou alegria será consequência. Aprender a lidar com decepção e alegria faz parte da vida. Ninguém morre por ser decepcionado, mas fica mais forte, porém não se deve alimentar o próprio medo fugindo de ter expectativas. Não faça isso!

2- Nunca diminua sua expectativa por nada, isto é, se tiver que ter expectativa, tenha e não tenha medo disso; pois quando o amor surgir, ele estará esperando que seus olhos brilhem, que suas palavras atinjam seu coração, que sua presença aqueça sua alma. Com certeza, se seus olhos não brilharem, o amor pensará que você não merece vê-lo; se suas palavras não atingirem seu coração, o amor pensará que você não as merece ouvir; se sua presença não aquecer sua alma, o amor pensará que você não merece estar com ele e naturalmente abandonará a você.

Então, sejamos todos corajosos para nos machucarmos quantas vezes forem preciso nessa vida. Pois vence na vida não é quem bate mais forte, mas quem aguenta golpe após golpe e permanece de pé (e se cair, levanta-se todas às vezes). Isso é viver!

"Disse "a Vida" depois de me ver levantar pela zilhionésima vez: cansei!"

620 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page