top of page
Muzak Ayala

Por que tenho que pagar para falar com alguém?


Eu percebo que muitas pessoas realmente tem dificuldade em reconhecer o trabalho de alguém quando faz consultas em festas.

E não se trata só de psicólogos não, médicos, advogados e engenheiros também passam por isso. As pessoas pensam “Poxa vida! O que custa me dar sua opinião?”.

Mas a verdade é que não se trata de opiniões, se trata de passar uma informação que a pessoa aplicará em sua vida, mas nesta conversa informal não houve coleta de material suficiente para que este profissional identifique se esta mera “opinião” se aplica a este caso específico.

Assim como não adianta você apenas descrever seus sintomas a um médico para que ele lhe passe um remédio, o psicólogo também precisa discriminar, diante de toda gama de patologias com sintomas semelhantes, exatamente qual o problema pelo qual você passa. E isso não pode ser feito em uma rápida conversa onde “eu só vou falar rapidamente o que sinto e você me diz o que fazer para curar”.

Não se trata da opinião da vizinha, se trata deste profissional fazer um levantamento de todo conhecimento acumulado com estudos e casos atendidos e lhe passar um tratamento fundamentado em algo sólido.

Da mesma forma quando você vai no médico, o mesmo solicita uma série de exames (básicos) para descobrir o que você tem. E a palavra é essa mesma "DESCOBRIR", pois o trabalho é investigativo. No entanto, o trabalho investigativo do médico depende de exames físicos, isto é, o médico procura causas físicas; no entanto, dificuldades de ordem psicológica nem sempre possuem causas físicas. Quem nunca foi a um médico ou conhece algum parente ou conhecido em que o médico não encontrou o motivo da dor física que aquela pessoa estava sentindo. Essa dor sem causa física costuma se chamar "psicossomática" (é quando a dor que você sente a causa não é física, mas sim psicológica).

O psicólogo também realiza um trabalho investigativo e é por isso que não se trata de "o que custa me dar sua opinião rapidinho?". É preciso tempo, é preciso tempo para conhecer uma pessoa e sua dor e agonia, seus sentimentos e valores.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page