top of page
Muzak Ayala

As redes sociais podem arruinar seu relacionamento?


Pois é, talvez você ache que seja exagero, mas é exatamente o que vem acontecendo em várias partes do mundo.

Alguma vez você já procurou um "velho amor" na internet?

A verdade é que as redes sociais podem tanto arruinar seu relacionamento quanto podem salvá-lo, mas é claro que vai depender como você "usa a Internet a seu favor ou não". Muitas vezes somos tóxicos e acusamos os outros de o serem, este comportamento, no entanto, não passa da boa e velha "transferência":

. Transferência é quando a pessoa projeta seus pensamentos e sentimentos, de forma que está transmitindo (transferindo) o que é seu para o outro. Isto é, quando criticamos um comportamento ruim em alguém, estamos na verdade transferindo o nosso próprio comportamento em nós mesmos, mas o vemos espelhado no comportamento do outro. Fazemos isso a ponto de reconstruir e tentar resolver os conflitos reprimidos (causadores de nossas dores e fraquezas). Na maioria das vezes, isto ocorre de forma inconsciente e simbólica.

Voltando ao tema "redes sociais e relacionamento", ocorre que muitos problemas de relacionamento entre casais casados ou amigados (ou ainda apenas simples namoros) tem sido relacionado com situações e problemas que vieram do uso de redes sociais, isto é, começaram online. Tais situações geralmente são decorrente de troca de e-mails, mensagens de texto, contatos frequentes, compartilhamento de intimidades, ter a posse ou não da senha do parceiro (este último tópico merece um parágrafo inteiro).

Sobre ter ou não a senha do seu par:

. Muitos acreditam que ter a senha da pessoa com quem estão tend relacionamento é um sinal de confiança mútua, de que não há nada para esconder, etc. Mas na realidade, é um sinal equivocado. Confiança mútua é saber respeitar o espaço do outro. A partir do momento que o outro e você mesmo, se percebe que seu espaço particular foi invadido começa a sensação de sufocamento. E isso explica porque segredos começam a aparecer, exemplos: uma conta no facebook que você nem imaginava que a pessoa tinha, um segundo número de telefone, saídas com amigos disfarçadas de horas extra no trabalho. E por que seu amor está fazendo isso? Será porque na verdade ele/a é um safado, infiel, sem caráter? Na verdade não (embora possa ser isso também), mas um outro ponto de vista é que você está sufocando a pessoa que diz amar e essa foi a forma que se encontrou para "respirar" longe da sua prisão psicológica-do-amor-cego e inseguro que você possui. Sim, esse comportamento de saber tudo e todos os passos do outro revela sua insegurança.

. Outros acreditam no entanto que não, cada um deve ter sua vida e fim de história. E embora esse comportamento pareça mais saudável que o anterior, tenho que dizer que as coisas não são bem por aí também. O fato é que cada um tem que ter seu espaço sim e isto deve ser respeitado, mas compartilhar também é saudável. O ideal é uma coisa que sempre esquecemos que se chama EQUILÍBRIO. Um bom exemplo é quando a pessoa não tem medo de mostrar sua conta e ao mesmo tempo você não usa essa liberdade para ficar fuçando escondido. Ou seja, a pessoa mostra que confia em você abrindo sua conta a você e você retribui mostrando que respeitará quando ele não estiver ali.

Outro problema das resdes sociais é quando reencontrarmos velhas paixões (muitas delas provavelmente originadas na adolescência ou os primeiros relacionamentos que, tenha tido um final ruim ou não, às vezes ainda mexem com o coração de muitos), essas antigas fantasias voltam à tona com força total. Carregadas de afetos e experiências não vividas, elas podem facilmente balançar sua cabeça, principalmente se sua vida afetiva não estiver lá muito boa. Isto é, essas antigas paixões acabam atuando como uma "válvula de escape" que usamos para fugir dos nossos problemas atuais. Desta forma, muitas pessoas caem na tentação e (re)iniciam um relacionamento dos “velhos tempos”.

E o resultado?

Muitas delas acabam se apegando de verdade, colocando em risco as relações atuais.

Outro ponto importante a ser considerado é que na internet a velocidade das coisas é diferente, ou seja, muitos usuários podem tirar vantagens do fato de a comunicação ser feita pelo computador ou smartphone e, por ser editável, permite alterar o que foi escrito antes de enviar a mensagem, luxo que não temos na comunicação face a face, por exemplo. Da mesma forma as fotos que escolhemos a dedo, sempre as melhores, nos melhores ângulos, nos melhores momentos, as melhores roupas, sem o melhor do melhor, criando uma falsa sensação de vida perfeita e maravilhosa, excluindo momentos normais do cotidiano que nem sempre refletem nossos bons momentos.

A vantagem, se comparado à comunicação real, é que o usuário não precisa se preocupar com o rosto, o corpo, a voz, e assim por diante, dando às pessoas mais tempo e atenção para a mensagem em si. Desta forma, é possível “gerenciar” as impressões que são passadas, criando um modelo de si mesmo mais atraente aos demais. Por esta razão então que as pessoas encontradas na web são tão “apaixonantes”, se comparadas ao que efetivamente são na vida real.

É preciso ter bom senso e saber se policiar para não cair em mais essa MÁSCARA social que usamos em nossas vidas.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page