Frequentemente dizemos que as pessoas passivas são humildes. É isso que associamos ao que descrevemos como "isto é humildade", isto é, uma pessoa passiva e sem voz para gritar pelo que é seu de direito, mas que aceita tudo o que é imposto sem lutar por nada. É uma maneira de encontrar algo amável para se referir a pessoas que consideramos bastante incapazes: Fulano é humilde, pois não tem posses, vive numa casa simples, é pobre a olhos vistos e sempre baixa a cabeça perante uma autoridade. Essa é a visão de humildade que temos no dia-a-dia, e essa visão está equivocada.
Outra visão equivocada sobre humildade é quando nós nos referimos a ser humildes. Fazemos isso quando decidimos pedir desculpas ou admitir um erro que cometemos, então dizemos coisas como "eu sou humildade porque admito que errei". E sabe por que esta também é uma visão equivocada? É porque aquele que é realmente humilde, ele não diz "eu sou humilde", quando você precisa dizer que é humilde, então você acaba de perder essa humildade. É evidente que você transformou o discurso "sou humilde" numa espécie de defesa pessoal, como se dizer isso fosse te redimir dos erros que cometeste.
A verdade é que raramente admiramos a humildade (principalmente quando temos essas visões equivocadas, afinal, ninguém quer se dizer humilde desta forma, já que isto seria dizer que somos nós que baixamos a cabeça perante uma autoridade e preferimos dizer que não fazemos isso, pois de fato é humilhante). Da mesma forma, ao se auto-proclamar humilde, estamos sendo na verdade falsos e apenas justificando de maneira escapista o erro que cometemos. O fato é que consideramos essa humildade o oposto da agressividade, que associamos ao sucesso. Sim, associamos ser agressivo (atitude agressiva e não ato violento) com o sucesso. Exemplos:
. pessoas que têm mais pré-disposição a falar em público costumam ter um discurso mais agressivo e intimidador, uma forma de falar que é mais convincente justamente por ser agressivo em seu posicionamento com as palavras;
. pessoas que são conhecidas como "fulano tem atitude", são pessoas de posicionamento agressivo, que "não levam desaforo para casa", que se orgulham de dizer que com "ele o buraco é mais embaixo", e admiramos esse tipo de pessoa e queremos nos dizer assim também (e há muitas pessoas que dizem que são assim, mas na hora "H", sabemos que nada acontece).
Ou seja, é lindo que o fulano seja humilde, quando humildade significa baixar a cabeça e quem está baixando a cabeça não somos nós; mas quando a nós compete sermos humilde (nessa visão equivocada de humildade), então somos os coitados da vez, mas ao invés de nos olharmos como aquele que "baixa a cabeça", nós preferimos nos colocar como aquelas pessoas que abrimos mãos do luxo e das coisas caras, o que é outra mentira de nossa parte, o que é outra visão equivocada sobre o que é humildade.
Uma visão diferente de humildade é saber que status e poder não tornam uma pessoa importante (como a massante maioria das pessoas acreditam, mesmo aqueles que afirmam saber disso, acreditam nisto em seus íntimos). O que faz uma pessoa ser importante, no entanto, é sua capacidade de servir os outros.
A verdadeira humildade exige confiança em si mesmo. Para ser humilde você precisa saber quem é e escolher servir os outros, e é isso mesmo (não é admirável a primeira vista, eu sei, mas é genuíno). Não se trata da modéstia causada pela insegurança. Dar importância a outra pessoa sem nos considerarmos diminuídas é a verdadeira humildade (ou seja, muitas vezes desdenhamos dos outros para nos sentirmos importantes, isso é ser falso consigo mesmo e com o outro; muitas vezes ao darmos importância aos outros achamos que somos pequenos e sem valor, isto é não saber ser humilde, é ser inseguro e passivo).
Ser uma pessoa passiva é se recusar a ter uma atitude por causa do medo. Ser humilde é ter uma atitude devido ao AMOR. Isto mesmo, ao amor.
Foi o que Jesus quis dizer quando falou: "Se alguém te ferir na face direita, oferece também a outra". Ele não disse: "Se alguém te ferir na face direita, dá meia volta e afasta-te". Ele também não disse: "Se alguém te ferir na face direita, pula em cima e acaba com a pessoa". Jesus disse isso "oferece também a outra" porque queria que as pessoas tomassem uma posição firme e tivessem uma atitude digna.
O que deve ser transmitido aqui é que o amor é mais forte que o ódio. Se as pessoas atacarem você por ódio, procure amá-las até a morte.
Isto é humildade: é força sobre controle. É você ter o poder em suas mãos e não abusar desse poder. É você ter a chance de acabar com o outro, mas invés disso você o perdoa. É você estar acima de tudo e de todos e ainda assim escolher servir.
Alguém aqui já se perguntou por que Jesus lavou os pés dos seus discípulos? Ele dizia que era o filho de Deus, o príncipe do Criador, ele deveria ser servido, carregado, todos deveriam ajoelhar e servi-lo. No entanto, eis que ele se ajoelha e lava os pés dos seus servos. Jesus fez isso para mostrar várias coisas, para nos dar várias lições, entre elas que servir é o que nos faz importante, é quando demonstramos o quanto somos humildes.