Como posso explicar isso a vocês?
Existe uma velha história do fazendeiro com a goteira no teto de seu celeiro: quando estava chovendo e pingando, ele não podia ser consertado e quando tinha sol e podia ser reparado, ele não pensava sobre aquilo.
Uma pessoa quando sente necessidade de orientação psicológica, ela sente naquele momento específico. E é nesse momento que ela precisa ser atendida. No entanto, não dá tempo de marcar uma consulta presencial para daqui uma semana ou um mês, é preciso no máximo em 24 horas.
A orientação psicológica online possui duas modalidades:
1- o atendimento virtual via chat de voz e webcam: neste o cliente e o psicólogo se comunicam através de um aplicativo de mensagem em tempo real e funciona semelhante como uma consulta terapêutica. O cliente passa a ter um atendimento em média de 1 hora, só que no conforto do seu lar.
2- atendimento via e-mail: neste o cliente precisa sanar suas dúvidas ou buscar por orientações que respondam suas angústias ou temores. Não precisa ser uma longa conversa de 1 hora, mas precisa ser a resposta de um profissional e que entende sobre comportamento humano.
Geralmente, ambas as modalidades são indicadas para clientes que, assim como o fazendeiro, o problema está ali "a maldita goteira no celeiro". Em dias lindos e secos pelo sol, não se pensa muito nesse problema, mas em dias frios, molhados e tenebrosos, eis que o problema sempre ressurge e nesse momento você está sozinho e longe demais de qualquer ajuda presencial.