Isto é lamentável, porque a ciência médica reconhece que emoções como medo, tristeza, inveja, ressentimento e ódio são responsáveis pela maioria de nossas doenças.
A tensão emocional pode causar pressão alta, papeira tóxica, enxaqueca, artrite, apoplexia, doenças cardíacas, úlcera gastro-intestinal e outras doenças séries, por demais numerosas para serem mencionadas.
Médicos podem receitar remédios através dos sintomas destas doenças, mas não podem fazer muito pela causa fundamental - agitação emocional.
É lamentável que a paz não venha em comprimidos.
Nós necessitamos mais do que um comprimido para aliviar as tensões doentias do homem que perdeu suas economia...
Nós precisamos mais do que um comprimido para acolher a triste alma de uma mulher cujo noivado foi rompido...
Nós necessitamos mais do que um comprimido para ajudar um pai que tem um câncer incurável...
Nós precisamos mais do que um comprimido para aliviar a dor de uma mulher, cujo marido é um "Don Juan"...
Nós necessitamos mais do que um comprimido para ajudar uma adolescente atormentada por um sinal facial de nascença...
Nós precisamos mais do que um comprimido para entender o intrigante homem que fica acordado à noite inteira, pensando em diversas maneiras de se vingar do seu próximo.
É muito comum muitas pessoas saírem do consultório médico sem receberem a ajuda necessária. Não há tempo para fazer muito mais do que receitar pílulas para seus males, mas há algo melhor que pílulas, há algo que poderiam ter para o resto de suas vidas.
Como foi dito no começo (deste texto): a paz, o alívio daquela dor profunda, de um coração partido, de um vazio sem causa, da tristeza sem fim... essa paz, não vem comprimidos, não existe pílula ou qualquer outro remédio que alivie a perda de um ente-querido, a depressão profunda ou saber que alguém que amamos muito tem um câncer incurável.
A saúde mental, a "cura" (entre aspas) ainda é o melhor remédio e é uma pena que muitas pessoas ainda olhem para a psicologia com tanta resistência. Mal sabem elas que é numa ida ao psicólogo, muitos desses temores encontram o caminho que tanto procuram.
É preciso dizer que: palavras não alteram os fatos da vida, mas ajudam a olhá-los de outra maneira... ajudam a entender porque é importante continuar apesar de tudo...
Psicologia é um investimento que VOCÊ faz na SUA vida. Nenhum remédio no mundo irá tirar um nó da garganta, a dor de um coração apertado. Nenhuma medicação deixará de fazer uma alma parar de chorar. Aquele agoniante "vazio" que sentimos no fundo da alma, nenhuma pílula irá preencher esse espaço.
O psicólogo é o único profissional da saúde que dedica seu tempo para ouvir as dúvidas, os anseios, as lamentações, as tristezas, os sofrimentos, aquilo que atinge o fundo da alma humana.
----
O texto acima foi retirado (diversas partes, cerca de 90%) do livro "A provisão divina para a saúde" (autor: S.I. McMiller M.D.). Fiz algumas adaptações para o texto ficar voltado ao conteúdo de psicologia, pois representa muito bem a realidade.