top of page
Muzak Ayala

Como lidar com solidão prolongada?


O título bem que poderia ser:

"Você teve um sentimento de que ninguém te entende?"

Ou algo como:

"Você não merece ser amado?"

Acredito que não exista um jeito único de fazer as coisas, algo como: siga estas dicas e no fim você vai conseguir.

Até pode seguir algumas dicas e quem sabe melhorar um pouco aqui ou ali, mas no geral, no fim das contas, o sentimento de vazio, solidão, etc., sempre vai estar lá.

Vou fazer uma comparação (meramente análoga) para ficar claro o que quero dizer.

Exemplo: pessoas que têm TOC (transtornos obsessivos e compulsivos):

Estas pessoas, assim como outras pessoas que não têm TOC (o transtorno em si), todos temos obsessões e todos temos compulsões. O que difere para quem isso é um transtorno e para quem não é, é a frequência com que se repete e é percebido e o quanto a pessoa se conhece e lida com o que é percebido.

Ou seja, quem nunca levantou da cama para verificar se tinha mesmo passado a chave na porta de casa, ou achou que deve ter deixado a boca do fogão aberta (ou qualquer outra coisa) depois de já ter feito isso, mas por alguma razão achou que não fez ou não fez direito? Todo mundo passa por isso algumas vezes na vida, mas aqueles que têm TOC passam por isso (tem essa percepção) todos os dias e, às vezes, até mais de uma vez por dia. Então, é chamado de transtorno porque vira um transtorno na vida da pessoa e daqueles a sua volta (claro isso é só um exemplo simples, existem diversos tipos de TOC).

Da mesma forma digo sobre solidão, todos nós sentimos solidão, mas algumas pessoas a percebem com mais frequência e outras com menos (algumas com mais intensidade e outras nem tanto).

Digamos que nesse momento, para fins de exemplo, você está entre aquelas que percebem com mais frequência, está mais sensível a esse sentimento.

Sentir solidão, sentir que ninguém te entende e sentir que não merece ser amado, são coisas que estão relacionadas a uma só. E eu sei que vai parecer clichê essa "uma só", por isso, antes, vou fazer umas perguntas:

Você se entende? Você se sente? Você realmente sabe quem você é?

Se você, de forma franca, responder "não" para alguma dessas questões, então já sabe porque tem a sensação de ninguém te entender, de sentir essa solidão. Se nem você mesmo se entende, nem consegue se sentir ou não sabe quem você realmente é (ou tem aquela resposta meio-termo, às vezes sim, às vezes não, às vezes mais ou às vezes menos), isso é uma tarefa ainda mais difícil para o outro, pois parte de nós fazer ou facilitar que outros nos entendam. E se não estamos conseguindo fazer isso, significa que nós também não nos entendemos o bastante como imaginamos.

Então, por mais que pareça clichê, e é, ainda é válido dizer que o que ajuda pessoas a reduzir (reduzir, porque isso sempre vai estar lá em algum momento) essa sensação de solidão, esse sentimento de ninguém "nos" entender, é a busca do autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, quanto mais você se compreende, quanto mais você se sente, mais você consegue transmitir isso aos outros. E é assim que as pessoas passam a nos entender, pois nós já nos compreendemos melhor e conseguimos transmitir isso aos outros.

Essa preocupação de ninguém nos entender gera ansiedade e isso ocorre porque ai dentro de você está uma bagunça e as outras pessoas que nunca passaram pelo que você está passando agora não conseguem te compreender.

Quando você busca se conhecer, sobre esses aspectos, você consegue sair do discurso "ninguém me entende" para o discurso "eu me entendo", isso ajuda a se aproximar genuinamente dos outros e quem sabe diminuir a sensação de se sentir sozinho.

Veja que eu nunca afirmo: "isso vai acabar com sua solidão" ou "se você fizer isso nunca mais vai se sentir sozinho". Não afirmo isso porque, assim como o exemplo do TOC, é saudável se sentir sozinho de vez em quando assim como é saudável ser compulsivo ou obsessivo em uma ou outra situação desde que não se torne constante (todos sentimos solidão, algumas pessoas mais e outras menos, para algumas isso é um momento simples e para outras algo dolorido justamente por durar um longo período). Isto se torna um transtorno quando é constante, como deve ser constante agora para você a sua solidão, caso esteja vivendo este momento agora.

Infelizmente (ou dependendo do ponto de vista, "felizmente"), leva um tempo para se conhecer mais, para reduzir o sentimento de solidão.

Existem várias formas de se conseguir se conhecer mais, as duas mais comuns são: viver uma experiência marcante que dê uma chacoalhada na vida (e isso é bem aleatório, pode acontecer algum dia para alguns e pode nunca acontecer para outros), e fazer terapia, onde o psicólogo atua como um espelho que, pouco a pouco, ajuda você a se refletir nele e, consequentemente a se conhecer mais.

Espero que tenha conseguido alcançar suas dúvidas de alguma forma e que isso tenha lhe ajudado nem que seja 1%. Infelizmente, um discurso bonito não consegue fazer mais do que uma admiração passageira. Então, não tenho um discurso bonito e motivacional do tipo "você consegue, não desista", etc. Na minha percepção, esses tipos de discursos nunca ajudam alguém de verdade por serem discursos superficiais. Então, espero genuinamente ter ajudado a ter um olhar novo sobre algo velho.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page