top of page
Muzak Ayala

Como funciona a orientação psicológica?


É válido dizer que cada psicólogo tem seu próprio método e até cria suas próprias regras. Então, vou tentar falar de uma forma geral que é como estabeleço meu método.

A orientação psicológica que pratico com meus clientes é dividida em 3 fases:

Fase 1: avaliação psicológica.

Dura de 3 a 5 consultas, com duração de cada consulta variando de 20 minutos até 3 horas (isso mesmo, dependendo da necessidade de cada pessoa o tempo da consulta e da avaliação podem variar bastante). Nessa fase é onde ocorrem a entrevista psicológica (que muitos preferem chamar de anamnese) e é onde o paciente costuma fazer seu relato do que está acontecendo com ele e o que o levou a procurar orientação psicológica; aplicação de alguns questionários, talvez um ou dois testes psicológicos.

Essa avaliação serve para obter um conhecimento prévio da pessoa, com ela coletamos informações e as interpretamos para fins de podermos, junto ao paciente, tomar decisões mais assertivas a respeito de sua orientação e tratamento psicológico.

Fase 2: metas e objetivos.

Dura entre 8 a 12 consultas. Após a avaliação, procuramos, junto ao cliente, determinar quais seus objetivos e quais metas pretende alcançar até o final da orientação. Esses objetivos e metas não se tratam de sonhos impossíveis ou de coisas que levariam anos para serem conquistadas. Trata-se de metas reais e que possam ser alcançadas com esforço e determinação da pessoa.

As consultas passam a ter o foco no desenvolvimento e nas habilidades do indivíduo, prevendo e testando suas dificuldades de forma que se consiga elaborar formas de superá-las gradativamente até que a pessoa consiga alcançar os objetivos e metas que determinou (ou se aproximar muito de alcançá-las).

Fase 3: desligamento.

Com duração média de 4 a 6 consultas. Quando o paciente finalmente alcança suas metas significa também a resolução de seus problemas e/ou questionamentos. Então começamos a fase final que é o desligamento. Esta fase indica que a orientação não dura para sempre e nem pretende.

Orientação psicológica tem começo, meio e fim e nessa fase trabalhamos o desligamento do cliente a fim de que o mesmo não se sinta dependente do processo terapêutico e assim evitar recaídas.

E se ocorrer recaídas?

Nesse caso, não há problema algum o cliente retornar a orientação. Recaídas são comuns e ao retornar é um indicativo que algumas pessoas precisam de mais tempo que outras para se sentirem mais seguras. Também pode indicar que algo tenha passado despercebido.

Sim, fazer orientação psicológica não significa que tudo será perfeito ou que o psicólogo sabe tudo e consegue prever tudo; orientação psicológica é um trabalho investigativo. Isto é, o psicólogo, junto ao paciente, está descobrindo, afinal você é um INDIVÍDUO e como tal é único, não existe uma fórmula única de resolver as questões pessoas de todo mundo. É certo que para cada pessoa recursos únicos devem ser usados para cada caso. As ferramentas podem até ser as mesmas, mas o modo de usar nem sempre.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page